Leucemia
Leucemia: sintomas e tratamento
A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea. Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada e obstruem a medula, de modo a prejudicar – ou mesmo interromper – a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, o que gera a maioria dos sintomas da doença.
Como a doença complexa que é, há pelo menos dois tipos de leucemia:
- mieloide: se origina das células-tronco mieloides;
- linfoide: os leucócitos são as células prejudicadas.
A leucemia pode também ser do tipo crônica ou aguda. Quando crônica, a doença se desenvolve de forma mais lenta e gradual, e o tratamento nem sempre precisa ser iniciado imediatamente. Já a leucemia aguda requer tratamento logo após ser diagnosticada, pois a evolução da doença é rápida e agressiva.
Veja a seguir mais sobre sintomas e tratamentos da leucemia.
Leucemia: como identificar
A leucemia crônica pode ser assintomática quando não está ainda em um grau avançado, e é muitas vezes descoberta em algum hemograma de rotina. Na forma aguda ou na forma crônica avançada, o paciente passa a apresentar sintomas que denunciam que algo está errado no organismo. Ao perceber esses sintomas, o paciente deve buscar atendimento médico imediatamente, e, analisando o quadro, o médico pedirá exames. Um hemograma já é capaz de indicar a leucemia, mas é necessário recolher material da medula óssea para analisar o tipo de leucemia e sua gravidade.
Leucemia: como tratar a doença
Só é possível determinar o melhor tratamento para o paciente observando fatores como idade do paciente, tipo e subtipo de leucemia, velocidade de desenvolvimento da doença, mas a quimioterapia costuma ser a primeira opção para os pacientes que têm esse tipo de câncer, especialmente na forma aguda. Após a quimioterapia inicial, dependendo da resposta do organismo e dos outros fatores, o paciente por ser encaminhado a uma cirurgia para transplante de medula óssea.
Também pode ser necessária a radioterapia, principalmente em pacientes crônicos, com o objetivo de combater massas linfonodais que estejam causando alguma obstrução e provocando certos sintomas. Para preparar pacientes para o transplante, também se utiliza a radioterapia.
Os principais sintomas da Leucemia
Pessoas acometidas pela leucemia costumam apresentar os seguintes sintomas:
- Anemia;
- Fadiga;
- Manchas que lembram hematomas, mas não têm relação com traumas;
- Pequenas manchinhas vermelhas sob a pele (chamadas petéquias);
- Feridas sangram por mais tempo;
- Febre;
- Dor nos ossos e articulações;
- Dor de cabeça;
- Vômitos;
- Gânglios linfáticos proeminentes;
- Baço ou fígado aumentados;
- Perda de peso;
- Infecções frequentes (consequência da imunidade baixa).
Os medicamentos mais usados para tratar alguns sintomas de leucemia são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Percebendo a presença de alguns dos sintomas citados neste artigo, não deixe de procurar atendimento médico imediatamente e relate o que tem sentido. Leucemia é uma doença grave que, muitas vezes, requer ação rápida para que o tratamento funcione. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura e recuperação. E, como se diz popularmente, com saúde, não se brinca.
Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior.
Entre outras particularidades a dor abdominal varia de intensidade e poderá ser recorrente ou contínua, aguda ou de forma crônica.
Condição de hipotireoidismo nada mais é do que um problema onde a glândula de tireoide não produz hormônios suficientes para toda a necessidade do organismo