Hipotireoidismo
A condição de hipotireoidismo nada mais é do que um problema onde a glândula de tireoide não produz hormônios suficientes para toda a necessidade do organismo.
A tireoide nada mais é do que um órgão que faz parte do sistema endócrino, que está localizado na região anterior do pescoço, no entrono da traqueia. E apesar de seu tamanho médio ser equivalente a 15 ml. E é ela quem é a responsável por uma produção de 2 tipos de hormônios diferenciados, entre eles podemos citar a triidodotirona T3 e a tetraiodotironina a T4, estes são hormônios que acabam controlando como é que cada uma das células do corpo gasta a energia, o que é o chamado metabolismo.
O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. E nesta situação alguns sintomas como por exemplo o cansaço, a sonolência, a dificuldade de perda de peso, os cabelos e as unhas ficam secos e quebradiços, além disto diversos problema poderão desencadear esta situação.
Hipotireoidismo: Sintomas e tratamento
Temos os primeiros sinais e sintomas do hipotireoidismo que variam bastante, dependendo da pessoa e da gravidade da situação. De forma geral, os sintomas que são manifestados por uma pessoa que possui esta doença tendem a se desenvolver de forma lenta e precisa, e ás vezes por muitos e muitos anos.
Durante a primeira fase da doença, você poderá notar somente alguns dos indícios, mas sem desconfiar que isto poderá se tratar da doença do hipotireoidismo.
Com o passar do tempo, com as alterações que ocorrem de forma cada vez mais marcante, os sintomas da doença poderão começar a aparecer de forma mais evidente, levando os mesmos a procurar por ajuda de médicos.
Hipotireoidismo: Como identificar e tratar
Caso você esteja se sentindo cansado sem qualquer motivo aparente, ou ainda apresentar qualquer sinal ou sintoma de hipotireoidismo é importante procurar por ajuda dos médicos para tratar da melhor forma possível o problema.
Se você tiver operado a tireoide anteriormente é necessário consultar um médico com boa frequência para exames de análise de funcionamento da tireoide. A partir disto, se você tiver o colesterol alto, converse com o seu endocrinologista pois o hipotireoidismo poderá estar entre uma das principais causas deste problema.
Caso você esteja recebendo terapia hormonal como uma parte do tratamento para o hipotireoidismo, algumas visitas regulares ao médico são necessárias para que seja feito o seu devido acompanhamento. Ao longo de todo o tempo as doses de medicamento poderão mudar.
Apenas um médico poderá fazer o melhor diagnóstico sobre a situação da doença e poderá indicar o melhor tratamento.
Hipotireoidismo: Como tratar a doença
Os tratamentos de hipotireoidismo padrão devem envolver a utilização diária de uma versão sintética de hormônios, a tetraiodotironina, a levo tiroxina, entre outros medicamentos. Este tipo de medicação oral poderá restaurar os níveis de hormônios adequados, revertendo a partir disto os sinais e os sintomas da doença.
Principais sintomas do Hipotireoidismo
Todos os sinais e sintomas do hipotireoidismo variam muito, dependendo da pessoa e da gravidade da situação. De forma geral os sintomas são manifestados por uma pessoa e tendem a se desenvolver lentamente, muitas vezes por muitos anos. Se você sentir fadiga, sensibilidade ao frio, rouquidão, colesterol alto, queda de cabelo, ritmo cardíaco mais lento, bem como problemas de memória, é importante buscar imediatamente por ajuda médica.
Veja outros sintomas tabem que podem ocorrer:
Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas.
A arritmia nada mais é do que um distúrbio de batimento ou ritmo cardíaco, como um batimento muito rápido, muito lento, ou que ocorra de forma irregular.
É importante saber como realizar um tratamento eficaz para deixar a pele livre dos cravos.