A íngua na virilha nada mais é do que uma inflamação dos linfonodos, ou também chamados de gânglios linfáticos, estes que acontecem de forma geral na região da axila, do pescoço e da virilha. A formação da íngua que aparece na forma de um caroço, é uma espécie de resposta do organismo a um processo que ocorre de forma infecciosa.
Este tipo de caroço geralmente ocorre na virilha e não é visível, sendo possível o perceber apenas apalpando o mesmo, pode ser avermelhado, quente e ainda dolorido.
A íngua, em sua área ao redor dos nódulos fica quente e avermelhada, e o paciente sente dores. Os gânglios com linfomas por sua vez não apresentam sintomas.
Na maioria das vezes os nódulos que surgem não desaparecem com o tempo, bem ao contrário, crescem ainda mais. Tudo porque existe uma proliferação de forma desordenada e descontrolada de linfócitos que habitam os gânglios linfáticos, provocando mutações de genes que acabam se multiplicando em progressões geométricas.
As ínguas na virilha poderão ter diversas causas, entre elas causas infecciosas, reumatológicas, e oncológicas, e o tratamento para a íngua é o que irá tratar a doença que acabou a causando.
De forma geral, caso a íngua seja secundária as infecções genitais, como por exemplo doenças sexualmente transmissíveis ou ainda infecções de pele, o tratamento com antibióticos específicos deverá ser o suficiente para levar a involução desta íngua.
Caso a íngua seja secundária a algum tipo de câncer, os tratamentos de câncer, sejam eles cirúrgicos ou químio ou radioterápicos são suficientes para eliminar a íngua.
Caso a íngua dure por mais de duas semanas e apresente um crescimento de forma progressiva, drenar a secreção e for endurecida deve-se procurar por um médico clínico geral. Muitas vezes será preciso realizar uma biópsia para elucidar a etiologia de linfonodomegalia, ou seja, a íngua propriamente dita.
Se a situação não for grave, é possível tratar a íngua com simples antibióticos.
Quanto ao primeiro passo para saber como tratar a íngua de virilha, é importante descobrir o que está causando a mesma. De forma geral, quando o motivo dela ter surgido é resolvido, a íngua desaparece.
Os linfomas e nódulos são outros nomes para este tipo de problema, e a íngua é semelhante a algum caroço sob a pele.
É importante deixar claro que não existe uma resposta imunológica, e um tratamento específico para a íngua na virilha, mas sim, para um tipo de infecção que estiver causando. Uma alimentação que estiver equilibrada poderá ajudar porque fortalece o sistema imune, combatendo a partir disto a infecção.
Os principais sintomas apresentados para a íngua na virilha é a vermelhidão, calor e dor. Em qualquer forma, ela é uma espécie de aviso do organismo para o indivíduo, de que alguma coisa está errada, já que é uma das primeiras manifestações do problema, um ponto que merece muita atenção.
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.
A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.
Mulheres são as mais atingidas pela condição que pode causar dores constantes ou crises agudas.