Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado

Início » Saúde » Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado
A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente.
IMAGEM: Internet
Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado

Tsh ultra sensível

A glândula tireoide está localizada na base do pescoço, e capta todo o iodo que é consumido nos alimentos, desta junção do iodo com um aminoácido chamado de tirosina, a tireoide acaba criando os hormônios T3 e T4.

A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente para as células do corpo. Esta é uma condição chamada de hipotireoidismo, sempre que a tireóide produz muitas quantidades de hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando acelerado, já que há uma grande produção de energia, esta que é chamada de hipertireoidismo.

Os valores considerados normais de TSH do sangue devem ficar em torno de 0,4 e 4,5 um/L, agora os valores normais de T4 livre do sangue devem ficar entre 0.7 e 1.8 ng/dl.

Esta atual técnica para a medição do TSH no sangue é chamada de TSH ultrassensível, já que ao contrário das técnicas mais antigas, esta é bastante sensível e poderá destacar os níveis baixos de TSH.

Como funciona o processo de Tsh ultra sensível?

As medições dos níveis de TSH são bem importantes para verificar como anda o funcionamento das glândulas de tireóide. A partir disto, um nível elevado de TSH do sangue significa a baixa produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipotireoidismo. Em contrapartida, um nível um pouco mais baixo de TSH do sangue poderá significar uma alta produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipertireoidismo.

É interessante que exista um equilíbrio, e quem controla a produção e a redução dos hormônios de T3 e T4 é o hormônio TSH este que é produzido pela glândula hipófise, esta que fica localizada na base do cérebro.

Os exames de TSH Ultrassensível são realizados com uma amostra de sangue do paciente e normalmente não é preciso jejum para esta coleta, em contrapartida é recomendado que se tire todas as dúvidas antes de realizar o exame.

Dependendo dos resultados que forem obtidos, algumas medidas podem ser tomadas, de forma que possa controlar os sintomas e a condição do paciente.

Quando é indicado este exame?

Podemos citar que o exame de TSH ultrassensível é indicado exclusivamente para o diagnóstico de condições que possam estar relacionadas as disfunções da glândula tireoide, como por exemplo o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Este é um exame muito indicado para homens e mulheres que estiverem com suspeitas de doenças nas glândulas de tireoide. Em alguns dos sintomas relacionados ao hipotireoidismo podemos citar:

A sonolência, bem como pele seca, dores nas articulações, fraqueza, ganho e perda de peso incomuns, perda de cabelo, perda de libido, hipertensão e inchaços.

Como alguns dos sintomas de hipertireoidismo podemos citar o calor, a pele oleosa, os cabelos finos, excesso de suor, perda de peso, aumento de volume de urina diário, ansiedade, diarreia, entre outras particularidades.

O teste para medição de TSH é muito simples e rápido, praticamente ocorre de forma indolor, uma amostra de sangue é colhida de alguma veia do braço do paciente de forma que possa ser analisada em laboratório posteriormente. O resultado é divulgado em poucos dias depois.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor ao engolir: saiba as causas e como tratar!

Vale a pena conhecer quais são as possíveis causas da dor ao engolir e também qual tratamento deve ser feito.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Artrite Reumatoide: sintomas e tratamento

Doença que acomete, em sua maioria, mulheres adultas, a artrite reumatoide é uma dolorosa inflamação crônica que pode acometer diversos órgãos.

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015